Sobre a empresa


Iniciei a minha vida profissional aos 16 anos, pra ajudar na renda familiar. Apesar dos quase 20 anos que passei como funcionária, distribuídos apenas em quatro grandes multinacionais, nunca passei muito tempo na mesma função, já que, com minha curiosidade e iniciativa, buscava aprender tudo que via pela frente.

Cheguei à gerência de departamento pela primeira vez aos 21 anos. Sempre priorizei a vida profissional e acabei deixando em segundo plano minha vida familiar. Os objetivos almejados para carreira já haviam sido atingidos, mas ainda não me sentia completa. Como a grande maioria dos trabalhadores, eu sonhava em ter meu próprio negócio. Com este objetivo, fui ao SEBRAE, procurando saber como abrir minha empresa de consultoria em planejamento; foi aí que surgiu a primeira dificuldade: ter que possuir um espaço físico, para constituir a minha empresa. Exigência para mim dispensável já que trabalharia diretamente nas empresas de meus clientes ou em casa.

Minha inspiração surgiu em prol de uma necessidade comum, quando percebi que outras pessoas iam ao SEBRAE com o intuito de abrir suas empresas de serviços, e se deparavam com o mesmo obstáculo. Então solicitei autorização, em 1995, ao Sr. Carlos NEI , responsável pelo Núcleo Atendimento ao Empreendedor, para fazer uma pesquisa naquele órgão: Cerca de 60% das pessoas que por ali passavam desejavam montar seus negócios na área de prestação de serviços, sem necessidade, portanto, de um escritório convencional.

Decidi naquele momento qual seria o meu negócio – montaria um escritório comum a todos estes empresários, para que eles pudessem legalizar suas empresas através do Escritório Virtual. Este passou a ser um novo conceito de trabalho, onde as empresas de serviços compartilham a mesma infra-estrutura física, equipamentos, pessoal, permitindo assim longevidade de seus negócios, com a redução de 80% dos custos fixos.

As maiores dificuldades foram das barreiras legais e culturais sobre este conceito de trabalho compartilhado, que foram sendo vencidas com muita persistência junto aos órgãos competentes, buscando encontrar soluções para legalizar este novo negócio chamado de Escritório Virtual. A Prefeitura de Salvador foi o primeiro órgão a se render a esta nova modalidade de trabalho porque ficou convencida de que, concentrando várias empresas num só espaço, contribuiria para a agilidade na fiscalização, aumento no recolhimento de impostos, e redução significativamente de clandestinidade e sonegação de várias empresas.

A barreira cultural foi superada quando pessoas formadoras de opinião e conhecidas no mercado mudaram de seus escritórios fixos para o Escritório Virtual, pois viram, na prática, que o velho conceito de arcar com todas as despesas de um escritório convencional os tiraria da competição do mercado.

Novas adesões foram ocorrendo após três anos de funcionamento, com divulgação crescente através de palestras nas universidades, no Sebrae e nas entidades de classe. Em 2004, recebemos o Prêmio Best of Mind – Prêmio que reconhece as empresas mais admiradas do mercado. Atualmente somos o único Escritório Virtual no Brasil a receber este prêmio.

Em todo o processo de busca de alternativas para a superação das dificuldades, não tive obstáculos que me impedissem de alcançar meus objetivos especificamente por ser mulher.

O alto padrão de qualidade no atendimento, além do pioneirismo neste segmento, é o diferencial da minha empresa. O amor, a experiência, a persistência e a confiança me fizeram acreditar no sucesso do meu negócio.O comprometimento, a responsabilidade, e a união dos profissionais envolvidos permitem o alcance constante do nosso objetivo: continuar inovando e transformando as necessidades comuns aos empreendedores em oportunidades de negócios para nós, tendo como meta principal, o aumento do número de clientes, com uma maior diversidade de segmentos.

Todo o funcionamento do escritório segue através de procedimentos, para que haja uma padronização na execução das atividades. São oito profissionais com formação em administração de Empresas que atendem aos atuais 400 clientes. Todo recurso envolvido é eficiente e criado exclusivamente para disponibilizar aos nossos clientes a visualização em tempo real de todas as informações pertinentes às suas empresas, o que permite conhecermos as necessidades específicas de cada um, de forma a mantermos um relacionamento profissional, transparente, ético e duradouro.

Participo diretamente das atividades, do negócio, mas não de forma centralizadora, mas sim socializando algumas decisões entre o grupo, com o objetivo de analisar opiniões de quem atua na área, para saber o caminho certo a seguir.

Os recursos financeiros necessários para expansão do negócio sempre foram provenientes do reinvestimento de uma margem da lucratividade obtida no decorrer destes 14 anos. No início, os recursos financeiros utilizados para a implementação do negócio foram obtidos através da venda de bens pessoais (automóvel, casa própria). Ampliei o negócio e instalações, dando um passo de cada vez, separando a margem de lucro para consumo da que seria reinvestida. Isso me permitiu, depois de 09 anos, além de recuperar minha casa, melhor que a anterior , comprar o espaço físico, onde permaneço até hoje, não mais alugado mas sim como próprio.

A principal das ações sociais praticadas é a parceria com a Fundação Lar Harmonia, num projeto de melhoria e planejamento de negócios para ambulantes, ensinando higiene, noções de cálculo de custo, margem de lucro e capital de giro. Com os adolescentes, contribuímos com noção de cidadania e inclusão digital, através da doação de computadores do Escritório Virtual.

O Escritório Virtual trouxe, para Salvador, uma redução considerável da percentagem de falência de micro e pequenas empresas, alcançada através dos baixos custos, o que influencia diretamente nos preços e no padrão de qualidade dos serviços prestados pelos clientes.

Eu não faria nada diferente se voltasse ao passado, pelo simples fato de ter consciência de que tudo o que eu fiz foi o melhor de mim . Vejo o resultado através do número de clientes que possuímos e o sucesso deles é a minha maior recompensa.

Cito como maior vantagem de ter aberto esse negócio o aprendizado e ensinamento aos empresários de trabalhar em equipe - fazer mais com menos.

Acredito que no futuro teremos centros de negócios com este espírito de trabalho compartilhado em segmentos específicos de negócios. A maior prova disso é o crescente número de empresas que se mantém ativas e produtivas por terem escolhido estarem sediadas no Escritório Virtual.

A realização do meu sonho (escritório Virtual) faz acontecer o sonho de muita gente. E, dessa forma, transformo o mundo numa grande aldeia, onde o sentimento de estar em família é ímpar e real.

Marilia Reis Sócia – Fundadora e Principal Dirigente